Show More
Show More
Show More

Categoria JIU JITSU MAIS para
Atletas com necessidades especiais:

 

A categoria Jiu Jitsu Mais, é uma reedição da categoria que foi desenvolvida de forma pioneira pela Pro Sports  na Seletiva do Mundial Profissional de Jiu Jitsu em Gramado quando pela primeira vez, atletas com deficiências tiveram uma categoria específica de competição, a Jiu-Jitsu Mais. 

 

A Inclusão social coloca-se hoje, não como uma opção, e sim como uma necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e ética. Diante de um movimento necessário, torna-se imperativo o desenvolvimento da categoria Jiu Jitsu Mais, específica para a PCD nas competições de Jiu Jitsu desenvolvidas no Rio Grande do Sul.

 

O jiu-jitsu é uma ferramenta de inclusão, não somente em relação a classes sociais, mas também em relação a condições físicas. A criação e fomentação desta categoria especial (Jiu Jitsu Mais) é uma forma de incentivo aos diversos atletas com necessidades especiais que superam seus limites nos treinamentos e que desejam participar de competições. 

 

Essa inciativa tem como objetivo a implantação da categoria Jiu Jitsu Mais, para atletas com deficieências nas competições do segundo semestre do Circuito Prime de Jiu Jitsu 2014.

 

O desenvolvimento desta ação é algo inédito, inovador no jiu-jitsu brasileiro. O resultado que se espera é tornar o esporte acessível para todos, fomentando este conceito para os atletas, academias e comunidade, de modo a estimular a prática esportiva e do hábito saudável, independente das limitações físicas, mentais e emocionais dos indivíduos.

 

As Etapas do Circuito Prime de Jiu Jitsu têm como característica e objetivo disseminar o Jiu Jitsu nas cidades onde são realizadas, fomentando essa modalidade esportiva em diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, congregando atletas e simpatizantes a participarem das competições.  Desta forma, incorporar a categoria para atletas com deficiências nas etapas Prime do Circuito Gaúcho de Jiu Jitsu é um grande desafio, para que atletas de diversas regiões do Estado vejam e espalhem esse conceito de um Jiu Jitsu Mais includente.

 

 

Sobre as inscrições no Jiu Jitsu Mais:

​a) As inscrições para atletas com deficiências serão gratuitas.

b) Os atletas com deficiências deverão fazer a inscrição pelo email suporte@soucompetidor.com.br informando os dados cadastrais realizados no site SouCompetidor e anexando no email o laudo médico que especifique a deficiência do atleta, bem como o grau da sua necessidade.

c) Para participar da Categoria Jiu Jitsu Mais, os atletas passarão pela analise da equipe Técnica responsável.

d) O suporte do site SouCompedor ajudará em todo o processo da inscrição do atleta, que deverá cumprir todas as exigências pré-estabelecidas. 

 

Os atletas com deficiências (PCD) terão uma avaliação de classificação funcional, a qual, busca nivelar os atletas de acordo com suas capacidades, colocando os que possuem necessidades semelhantes em um mesmo grupo, levando em consideração a idade, graduação e categoria de peso dos atletas, na busca do equilíbrio funcional. Os atletas (PCD) da Categoria Jiu Jitsu Mais serão classificados em:

- amputados (membros superiores e inferiores);

- deficientes visuais;

- deficientes mentais;

- les autres (inclui todos os atletas com alguma deficiência de mobilidade e que não se enquadram nos demais grupos).

 

 

© 2013 by LRD - Todos os direiros reservado para Federação Gaúcha de Jiu Jitsu.